História dos RPGs


INTRODUÇÃO 

    Os role-playing games (RPGs) são os verdadeiros épicos dos videogames. Inspirados pelas obras do autor inglês J.R.R. Tolkien, os jogadores geralmente assumem o controle de um grupo de heróis em uma aventura longa e turbulenta para enfrentar alguma grande ameaça. Os RPGs orientais e ocidentais compartilham várias características, mas os ocidentais muitas vezes usam abordagens menos lineares para combates e exploração, enquanto os orientais enfatizam enredos com menos variáveis e batalhas em turnos.

    O gênero ganhou imensa popularidade com o advento dos MMORPGs (multiplayer massivos online), que permitem a centenas de jogadores conviver no mesmo mundo e participar das mesmas aventuras.


HISTÓRIA DOS RPGs

    Os RPGs para computadores e consoles são em grande parte subprodutos da enorme popularidade dos jogos de mesa nos aos 1970, sobretudo, a série Dungeon & Dragons, da TSR. Geralmente baseados em mundos à la Tolkien, povoados por magos e demônios, os jogos de mesa dependiam das habilidades de um mestre para inventar missões interessantes para os aventureiros.

    Em 1974, Gary Wisenhunt e Ray Wood, estudantes da Southern Illinois University (SIU), nos EUA, criaram dnd, o primeiro RPG de computador, no qual personagens aventuravam-se pelo calabouço de Wisenwood. Esse jogo serviu de modelo para muitos RPGs.

"dnd" - O primeiro RPG de computador

    O primeiro RPG a aparecer em um computador pessoal foi Space, de 1979, criado para Apple II. Ambientado em uma sociedade interestelar futurista, influenciada pelos filmes de ficção científica populares da época, pavimentou o caminho para os RPGs sci-fi modernos, como Mass Effect.  

    O advento do computador doméstico trouxe consigo uma onde de lançamentos do gênero, de Dunjonquest, para Commodore PET, que se tornaria a primeira trilogia de RPG a Ultima, de 1980, criado pelo carismático Richard Garriott. Ultima 1 foi o primeiro jogo de RPG para computador a realmente cativar a imaginação dos jogadores. O uso de gráficos e a bem desenvolvida caracterização de Ultima geraram uma tendência para os jogos de aventura. Lançado em 1983, o terceiro Ultima foi o primeiro RPG a usar gráficos animados. Já o título mais recente, “Ultima Online: Kingdom Reborn” foi lançado em novembro de 2007, fazendo da série a franquia de RPG mais duradoura, com 27 anos. 

"Ultima" trouxe gráficos aos RPGs no Apple II

    O início dos anos 1980 trouxe consigo a ascensão dos consoles de videogame, graças aos sucessos da lenda Atari. Em 1982, o Atari 2600 recebeu o primeiro RPG de console, Dragon Stomper, um game descrito pela revista Forbes, em 2005, como “O melhor título já feito na história dos videogames americanos”.  

    Somente em 1984 é que o gênero chegou ao Japão, pelas mãos do americano residente em Tóquio, Henk Rogers, da Bulletproof Software, que usou um NEC-8801 para criar o primeiro RPG Japonês, Black Onyx. 

O primeiro RPG Japonês, "Black Onyx" para PC-88
    Mesmo que o gênero tenha chegado a um novo patamar em 1985, quando a Eletronic Arts lançou The Bard’s Tale, o primeiro RPG com cenários em 3D, foi Black Onyx que garantiu o futuro dos RPGs no Japão. Em 1986, a produtora japonesa Enix lançou Dragon Quest, e a SEGA Phantasy Star. Um ano depois, a Squaresoft (que depois se juntaria à Enix para se tornar Square Enix) lançou Final Fantasy, o jogo que salvou a então jovem empresa da falência. Centenas de RPGs foram surgindo depois, como Pokémon, franquia de enorme sucesso mundial até hoje, que foi lançado em 1996. 


"Dragon Quest", "Final Fantasy", "Pokémon Red & Blue"
O início das séries mais vendidas e conhecidas mundialmente


    Em 1991, America Online (AOL) e os estúdios Stormfront lançaram Neverwinter Nights, que se tornou o primeiro RPG multiplayer massivo online (MMO) com gráficos, antes mesmo de o termo MMORPG ser cunhado por Richard Garriott, de Ultima, seis anos depois. Os servidores de Nevewinter Nights foram desligados em 1997, e somente em 2000 os jogadores puderam apreciar um MMORPG nos consoles, com Phantasy Star Online, feito para Dreamcast pelo Sonic Team. 

    Hoje em dia, o RPG é um estilo bastante fértil.  Dragon Age: Origins, série dos veteranos da BioWare traz uma nova abordagem à narrativa linear; já Final Fantasy e Dragon Quest continuam no mercado, com lançamentos cada vez mais grandiosos e espetaculares. No universo online, o RPG pago mais popular, World of Warcraft, tem mais de 11,6 milhões de assinantes – feito impressionante para um gênero que começou com um conjunto de dados e algumas canetas. 

    Os RPGs continuam a evoluir ao longo dos anos com algumas sutis diferenças – os RPGs ocidentais, como Elder Scrolls, tendem a ser mais ligados a estatísticas e são projetados para PC; já os RPGs orientais, como Final Fantasy, geralmente têm interfaces mais amigáveis e são criados para consoles de videogame. Outra diferença entre os RPGs orientais e ocidentais, obviamente é a língua, que gera alguns problemas. Fãs europeus e americanos de RPGs japoneses, muitas vezes, têm de esperar um ano ou mais após o lançamento no Japão para jogá-los. Isso acontece devido ao enorme tempo necessário para se traduzir milhares de linhas de texto para o inglês e outras línguas.


Com o passar do tempo, os RPGs foram evoluindo e mostrando a evolução da tecnologia, exibindo
cada vez gráficos mais bonitos e próximos da realidade, com trilhas sonoras cada vez mais elaboradas e
mecânismos mais trabalhados e desenvolvidos, permitindo ao jogador mais entretenimento e diversão.


LINHA DO TEMPO

1974: dnd, criado para o computador PLATO por um grupo de estudantes da Southern Illinois University, nos EUA, torna-se o primeiro RPG para computador.

1979: A Edu-Ware cria Space/Space II, o primeiro RPG para PC.

1981: Chega Ultima, um dos primeiros RPGs com gráficos.

1982: Dragon Stomper (Atari 2600), o primeiro RPG para console.

1983: Lançamento de Ultima III, primeiro RPG com gráficos animados e sistema de grupo.

1984: O game designer Henk Rogers visita a redação de uma revista de videogames japonesa para mostrar o primeiro RPG japonês, Black Onyx.

1985: Bard’s Tale, o primeiro RPG 3D.

1986: Início da série Dragon Quest.

1987: Início das bem-sucedidas séries Final Fantasy e Phantasy Star. Dungeon Master, primeiro RPG 3D em tempo real.

1991: Sai Neverwinter Nights, o primeiro MMORPG gráfico.

1994: Lançado Elder Scrolls: Arena

1995: Chrono Trigger, a primeira parceria entre os criadores de Dragon Quest, Yuji Horii, e de Final Fantasy, Hinorobu Sakaguchi, é lançado para Super Famicom.

1996: Pokémon Red e Blue são lançados para o portátil GameBoy, da Nintendo, dando início ao que se tornará a série de RPG mais vendida. Lançamento de Elder Scrolls: Daggerfall, o maior ambiente em um RPG.

1997: Final Fantasy VII quebra recordes em sua estreia no PlayStation e acaba se tornando um dos RPGs mais influentes de todos os tempos.

1998: Panzer Dragoon Saga é lançado para Sega Saturn. Com apenas 10 mil cópias produzidas, torna-se rapidamente o RPG mais caro e valioso do comércio varejista.

1999: Final Fantasy VIII estabelece-se como o RPG mais vendido na primeira semana após o lançamento, em 11 de fevereiro, comercializando impressionantes 2,5 milhões de cópias.

2002: Em 16 de maio, o primeiro MMORPG multiplataforma, Final Fantasy XI, estreia no PS2, no Japão. Seis meses depois, chega ao PC.

2003: Knights of the Old Republic, o primeiro RPG de Star Wars, é lançado.

2004: A Blizzard lança o MMORPG World of Warcraft, um game que impressiona os jogadores ao redor do globo e torna-se líder absoluto do mercado online.

2006: The Elder Scrolls IV: Oblivion da Bethesda, o primeiro RPG para Xbox 360, surpreende o mundo com senso de proporção e abrangência até então inéditos.

2009: A Square Enix lança Dragon Quest IX e Final Fantasy XIII, as maiores séries de RPGs orientais do mundo, para Nintendo DS e Playstation 3, respectivamente.

2010: A Nintendo aposta no lançamento de Xenoblade, no Japão.

2011: Continuando a história do RPG lançado em 2009, Final Fantasy XIII-2 chega ao Japão.

2012: (?) Possível lançamento de Dragon Quest X – Online.


*Não temos como listar todos os lançamentos de todos os anos, então listamos alguns importantes e/ou conhecidos.



Fontes:
Guinness World Records Games 2008 e 2010.
Wikipédia (USA).

3 comentários:

Joseli disse...

Muito massa!!!
Adorei obter estas informações!!
Parabéns para vocês
bjsssssssssss

Re - Cavaleiro de Dragão de Gêmeos disse...

Muito Obrigada por visitar o Blog! E ter o Primeiro Comentário!!!!

Rpgmaster disse...

Bom trabalho. Informações precisas de fácil acesso garantirão o crescimento do blog.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan